Método de Avaliação do Engajamento em Ambientes Virtuais de Aprendizado

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João Victor dos Santos Pereira
Nelson Nascimento Junior

Resumo

O artigo explora a influência das emoções no processo de aprendizado, destacando como emoções positivas, como o engajamento, podem facilitar a aprendizagem. As emoções acadêmicas principais incluem engajamento, frustração, confusão e tédio, sendo o engajamento o único fator considerado amplamente positivo, essencial para a motivação e assimilação de conteúdo. O estudo propõe uma análise do engajamento em ambientes virtuais de aprendizado (AVA), utilizando um modelo de aprendizado profundo treinado com os conjuntos de dados Daisee e Student-engagement-dataset. A pesquisa envolveu gravações de um estudante em atividades acadêmicas, revelando que o engajamento variou conforme a natureza da tarefa, com maior engajamento observado em atividades práticas em comparação com aulas teóricas. Os resultados indicaram que a dificuldade da atividade não impactou significativamente o engajamento, que foi alto tanto em atividades difíceis quanto em tarefas mais fáceis. Isso sugere que o engajamento está mais relacionado ao tipo de tarefa e ao nível de interação emocional do estudante do que à dificuldade percebida. O estudo enfatiza a importância de adaptar estratégias pedagógicas para criar ambientes de aprendizado que desafiem os estudantes de maneira a estimular seu engajamento emocional, independentemente da dificuldade das tarefas.

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