FONÉTICA E FONOLOGIA NAS AULAS DE ELE A EVOLUÇÃO DAS SIBILANTES E A SUA ABORDAGEM EM ALGUNS MATERIAIS DIDÁTICOS
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Resumo
Esta pesquisa tenciona elucidar a evolução fonética das sibilantes do século XIV até a contemporaneidade. Apresentamos um breve percurso histórico das sibilantes do castelhano,atentando-nos aos valores fonético-fonológicos das consoantes fricativas [s] e /θ/, que caracterizam fenômenos linguísticos, como seseo e ceceo, além do surgimento de /x/ e o som de “j”, previamente escrito com “x”, pronunciado /∫/. Esse processo de evolução fonética deu origem ao atual sistema consonantal da língua espanhola. Para tanto, levamos em consideração uma categoria articulatória do espanhol, analisando as questões político-ideológicas do ensino de pronúncia e da aquisição fonético-fonológica dos discentes em sala de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Sendo assim, com o intuito de um maior aprofundamento sobre o tema, baseamo-nos nos conceitos apresentados por Alves (2017, 2020), Lapesa (1956) e nos esclarecimentos apontados pela Real Academia Española (RAE,2024). Por fim, analisamos alguns livros didáticos de espanhol do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018, com o objetivo de demonstrar como são apresentados tais aspectos relacionados à fonética e à fonologia da língua espanhola no mencionado contexto. Concluímos, em geral, devido a predominância da variante do espanhol considerado língua de prestígio (seseo) e pouco ou nenhum esclarecimento ao estudante sobre a outra variante (ceceo), se faz necessário que a instituição de ensino que oferte aulas de ELE atue de forma a não permitir que os estudantes sejam levados a ter uma ideia reduzida e dicotômica da língua, a fim de evitar, assim, um futuro preconceito linguístico.
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