PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA ABORDAGEM DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR UMA REVISÃO INTEGRATIVA
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Resumo
Este estudo tem como objetivo principal analisar a produção científica acerca de propostas de intervenção pedagógica relativas à abordagem de gênero na Educação Física escolar. Caracteriza-se como um estudo de revisão bibliográfica do tipo integrativa, utilizando-se como principal base de dados o Portal de Periódicos da CAPES. Considerando-se que a temática Gênero vem recebendo atenção e ênfase nos estudos contemporâneos da área da Educação, bem como a relevância de estudos que possam
levar à análise, compreensão e divulgação de propostas de práticas pedagógicas que considerem a abordagem das questões de gênero no âmbito escolar, o foco da presente pesquisa está nos estudos sobre intervenções pedagógicas na Educação Física escolar. Após as etapas de seleção, foram identificados e analisados 7 artigos que atendiam aos critérios de inclusão, destacando a crescente atenção à temática entre 2017 e 2022. As pesquisas abordaram diversas formas de intervenção, incluindo desde a adaptação de regras em jogos até o uso de metodologias inovadoras, como o Basquetebol Callejero. Embora a maioria dos artigos discuta a discriminação e desigualdade de gênero, a coeducação se destaca como uma prática defendida pelos autores para promover maior equidade nas aulas. No entanto, obstáculos como estereótipos arraigados, resistência por parte dos estudantes e carência de intervenções críticas dos professores foram reconhecidos como desafios persistentes. Assim, os estudos ressaltam a importância da intervenção docente para mediar as relações de gênero e a necessidade de uma abordagem pedagógica reflexiva que desafie as práticas tradicionais de manutenção da segregação e desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física escolar.
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