JOGO PrACCE PARA FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS EM ESCOLAS

Conteúdo do artigo principal

Glenda Glenda Moreira Gouvêa
Felipe Marinho Ribeiro Ikeda
Tatiane Monteiro da Cruz
Mary Grace Pereira Andrioli
Rodolfo Liporoni Dias

Resumo

Este relato de experiência descreve o desenvolvimento e a implementação do jogo PrACCE em um campus do Instituto Federal de São Paulo, como parte de um projeto de ensino sobre aprendizagem cooperativa, no qual foi identificada a necessidade de fortalecer vínculos entre estudantes do ensino médio integrado, promovendo habilidades como Protagonismo, Autoconhecimento, Cooperação, Criatividade e Empatia (PrACCE). A metodologia envolveu a criação de um jogo de cartas a partir da exploração de jogos prévios, estudos bibliográficos e reflexão por partes dos autores. Os resultados iniciais trouxeram elementos relevantes a respeito do processo de criação e desenvolvimento de jogos, de modo que foi possível perceber diferentes formas de aplicação. 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rodolfo Liporoni Dias, IFSP

Bacharel (2015) e Licenciado (2016) em Ciências Biológicas pela USP, com período sanduíche na Universidade da Califórnia, Davis (2013-2014), e Mestre (2018) em Ecologia pela USP. Professor, com experiência de ensino de Ciências e Biologia (Ensino Fundamental 2, Médio e Superior). Pesquisador na área de Ecologia, particularmente com os temas de interações ecológicas e restauração ecológica. Interessado especialmente em Biologia da Polinização, Ecologia Evolutiva, Ecologia Sensorial, Programação em R, Educação Ambiental, TICs na Educação, Aprendizagem personalizada e Divulgação científica. (Texto informado pelo autor)