MAPEAMENTO DE AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DE CLUBES DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS LOCALIZADAS NA REGIÃO DE BARRETOS

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Araújo
Yasmin Dantes Guimarães
Silvia Ainara Cardoso Agibert

Resumo

Com o objetivo de contribuir com o mapeamento e a divulgação das ações de implementação de Clubes de Ciências em escolas públicas da região de Barretos-SP, a presente pesquisa parte de uma trajetória teórica, fundamentada em uma revisão de literatura baseada em artigos científicos publicados no portal de periódicos CAPES, que permitiu evidenciar a importância do mapeamento proposto e a elaboração do roteiro para coleta de dados. Tal instrumento de coleta de dados foi utilizado na análise documental qualitativa das Propostas Pedagógicas Curriculares (PPCs) dos Cursos ofertados por escolas públicas estaduais da região de Barretos-SP, para identificar e discutir os desafios, as oportunidades e as perspectivas relacionadas à implementação de Clubes de Ciências como estratégia de superação das limitações observadas no sistema de ensino tradicional, ainda presentes em espaços de educação formal, de modo a contribuir para a motivação e o interesse dos estudantes, melhorando seus níveis de aprendizagem. A sistematização das informações coletadas permitiu a identificação de elementos teóricos e metodológicos necessários à estruturação de Clubes de Ciências, que podem ser utilizados em ações de divulgação na comunidade local, contribuindo para a consolidação destes espaços de educação não formal.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos