Direito à educação e formação inicial de professores de Física: uma análise do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs)

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Andreia Silva Abbiati
João Pedro Mourão Mamede

Resumo

Tendo em vista a importância das políticas públicas para a garantia do direito à educação em nosso país, este trabalho, recorte de uma pesquisa de iniciação científica, tem como objetivo analisar os dados de implementação do Pibid nos cursos de licenciatura em Física dos Institutos Federais, no período de 2008 a 2022. Para o alcance do objetivo proposto foi utilizado, como procedimento metodológico, o levantamento e a análise dos dados disponíveis no sítio oficial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acerca dos Institutos Federais que participaram do Programa. O levantamento de dados culminou em evidências acerca da participação dos Institutos Federais em todos os editais do Pibid, além da supremacia da região Nordeste no número de subprojetos de Física aprovados ao longo do período analisado.


 

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