PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO E UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS SOBRE IMAGENS MANIPULADAS POR IA EM DIFERENTES CONTEXTOS

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Yasmin Alves Novaes
Evellyn Costa Conceição
Thiago S. Barcelos

Resumo

Este projeto investiga como a inteligência artificial (IA) pode influenciar a percepção visual de estudantes do ensino médio e Diante do crescente uso da Inteligência Artificial (IA) na criação e manipulação de imagens e de seu impacto em diversas esferas sociais, este projeto visa investigar a percepção de estudantes do ensino médio e universitários de instituições públicas em relação a imagens geradas e manipuladas por IA. A dificuldade em diferenciar fotografias de imagens produzidas por IA, assim
como as implicações éticas e sociais associadas, ressalta a necessidade de entender como os estudantes percebem esses conteúdos. A pesquisa adota uma metodologia que combina métodos quantitativos e qualitativos, incluindo uma revisão bibliográfica e a aplicação de questionários com perguntas objetivas e dissertativas. Os participantes foram expostos a imagens reais e geradas por IA e solicitados a identificá-las como “Fotografia” ou “IA Generativa”. Os resultados revelam que eles
enfrentam dificuldades significativas para distinguir entre as duas, o que impacta diretamente a percepção de autenticidade. O realismo das imagens criadas por IA e a ausência de diretrizes claras para sua identificação emergem como os principais desafios, especialmente em contextos como redes sociais e política, onde a credibilidade e confiança nas informações são fundamentais. Embora alguns reconheçam os benefícios da IA, a maioria expressa preocupação com seu uso inadequado, como deepfakes

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