DESENVOLVIMENTO DE TORNO CERÂMICO EDUCACIONAL A PARTIR DE MANUFATURA ADITIVA E ARDUINO

Conteúdo do artigo principal

Huyra Estevão de Araujo
Amanda Julia da Silva Machado

Resumo

Este trabalho descreve o desenvolvimento de um torno cerâmico educacional utilizando tecnologias de manufatura aditiva e controle por Arduino, visando a integração de processos automatizados em atividades educacionais. A proposta busca unir conceitos de robótica, programação e impressão 3D, proporcionando uma solução de baixo custo para facilitar o aprendizado de técnicas de cerâmica em contextos escolares. Para o desenvolvimento do projeto, foram analisadas as diferenças no processo de conformação de peças cerâmicas utilizando um torno manual e um torno elétrico, destacando a importância da automatização. A construção do torno por impressão 3D oferece uma plataforma versátil, acessível e replicável, com grande potencial para ser utilizado em atividades multidisciplinares que envolvam áreas como robótica, programação e artes manuais. A avaliação do desempenho do torno automatizado mostrou que a ferramenta se adapta bem a atividades educacionais, embora ainda sejam necessários ajustes em relação à sua capacidade de lidar com maiores volumes de material. Além disso, o projeto promoveu visitas a escolas e estabeleceu interações com bolsistas e professores, fortalecendo a colaboração entre as instituições.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos