CERAMINA-CERAMANA A CONSTRUÇÃO DE FICHAS DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE NA STEM A PARTIR DA CIÊNCIA DOS MATERIAIS

Conteúdo do artigo principal

Emily Caxias Reis
Huyra Estevão de Araujo

Resumo

O projeto Ceramina-Ceramana foi desenvolvido com o objetivo de promover a diversidade de gênero nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) por meio da criação de fichas didáticas. Essas fichas não apenas apresentam conceitos fundamentais de ciência dos materiais, como também trazem uma abordagem crítica sobre a importância da inclusão de mulheres e outros grupos sub-representados nessas áreas. O projeto destaca duas fichas principais: uma sobre a história da cerâmica, que explora a evolução desse material em diferentes culturas, e outra sobre a necessidade de incentivar a participação de mulheres em STEM, abordando as barreiras históricas enfrentadas por elas. As fichas foram desenvolvidas com base em pesquisas bibliográficas, utilizando uma linguagem pedagógica acessível e ilustradas com imagens e gráficos relevantes para o tema. Além disso, oficinas e parcerias com escolas públicas foram estabelecidas para aplicar o conteúdo das fichas em contextos educacionais, incentivando a participação ativa de alunas e professores na discussão sobre diversidade e inclusão em STEM. A criação dessas fichas representa uma importante contribuição para o ensino inclusivo e interdisciplinar, promovendo o engajamento crítico sobre a diversidade de gênero na ciência.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos