CERAMINA-CERAMANA A DIVERSIDADE DE GÊNERO E A RECONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS SOBRE CIENTISTAS

Conteúdo do artigo principal

Giovana Kemilly Cardoso
Huyra Estevão de Araujo

Resumo

Este artigo explora a sub-representação de gênero e raça nas áreas de STEM e propõe a utilização de redes sociais, em especial o Instagram, como uma ferramenta estratégica para desafiar estereótipos e reconstruir narrativas sobre cientistas. A pesquisa envolveu a criação de postagens que promovem a visibilidade de mulheres e pessoas de cor em STEM, analisando o engajamento das publicações por meio de métricas como curtidas, compartilhamentos e comentários. Além disso, foram realizadas visitas a escolas públicas, onde as ações foram multiplicadas com o objetivo de incentivar a participação de grupos sub-representados na ciência. Os resultados indicam um aumento significativo no engajamento das postagens sobre cientistas mulheres, com maior visibilidade proporcionada pelos algoritmos do Instagram. As visitas escolares também foram bem-sucedidas em despertar o interesse de alunos e professores sobre a diversidade de gênero na ciência. A análise dos dados revelou que o uso de redes sociais, combinado com ações presenciais, pode ser uma estratégia poderosa para aumentar a inclusão em STEM e promover mudanças positivas nas percepções de gênero e raça nessas áreas.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos