Explorando representações culturais e históricas em jogos coletivos de mesa.
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Resumo
Este trabalho visa explorar o jogo como uma manifestação essencial da condição humana, fundamental para o desenvolvimento social e cultural. A fim de integrar ludicidade e educação, investiga como jogos podem ser utilizados para ensinar conceitos complexos e enfrentar desafios na prática educativa. Questiona-se de que maneira os jogos de mesa são capazes de influenciar e gerar interpretações da realidade para os jogadores, a partir de suas representações e contextos culturais e históricos. Para este estudo, foram realizadas revisões e análises teóricas sobre cultura lúdica e observações e registros de partidas de estudantes do projeto de ensino Rolando Dados, do IFSP – Campus avançado São Miguel Paulista. Durante a primeira fase da pesquisa, as ações dos jogadores revelaram barreiras para a conclusão do objetivo, geradas, principalmente, devido à disputa entre a atenção necessária para a partida e objetos externos, além da presença do observador vista como intimidadora e o desequilíbrio entre o alcance dos objetivos lúdicos e educacionais. Com base nas limitações encontradas, a pesquisa reformulou os objetivos e agora pass a se concentrar na análise dos jogos Pandemic e Plague Inc,destacando a necessidade de explorar suas contribuições para o ensino de epidemiologia e saúde pública.
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