Jornada Matemágica jogo educacional para aprendizagem de matemática no sexto ano do ensino fundamental.

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Deivid Pereira Brito
Gislaine Cristina Micheloti Rosales
Janaína Cintra Abib

Resumo

Este artigo apresenta o Jornada Matemágica, um jogo educacional desenvolvido para oferecer suporte a estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, funcionando como uma ferramenta interativa de reforço escolar e autoavaliação da aprendizagem em matemática. A proposta surge em um contexto em que a dificuldade em engajar alunos com a matemática tradicional tem sido um desafio constante, e a integração de recursos digitais pode representar uma alternativa inovadora para melhorar o processo de aprendizagem. O Jornada Matemágica cobre uma ampla gama de tópicos do currículo de matemática do sexto ano, incluindo números negativos, frações, porcentagens, juros, descontos e acréscimos. O jogo foi estruturado para oferecer desafios que variam em complexidade, permitindo que os alunos enfrentem problemas de diferentes níveis de dificuldade e contextos. Este design visa promover um aprendizado mais envolvente e adaptado às necessidades individuais dos estudantes. Além disso, o sistema de feedback permite que os alunos reflitam sobre seus erros e melhorem sua compreensão. Durante o desenvolvimento do projeto, foram obtidos resultados positivos na modelagem do jogo, nas regras de negócio, na construção das interfaces e no design dos cenários e eventos. Esses resultados indicam que o jogo está bem estruturado e que as funcionalidades estão alinhadas com os objetivos educacionais propostos. Atualmente, o Jornada Matemágica encontra-se na fase de protótipo. Os próximos passos incluem a conclusão do desenvolvimento do jogo e a realização de testes com usuários potenciais, que incluem alunos e professores do sexto ano, para avaliar sua eficácia e aceitação. Após essa fase de testes, o jogo será disponibilizado para a comunidade em geral, com a expectativa de que contribua significativamente para o reforço do conteúdo aprendido em sala de aula, ajudando os alunos a consolidarem seu conhecimento, sem o objetivo de substituir o ensino formal.

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