UTILIZAÇÃO DE MANIPULADORES ROBÓTICOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

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Maria Julia Akemi Kogure Monfredini Bessa
Kaio Eduardo Ferreira dos Santos
Andre Luis Dias

Resumo

Os manipuladores robóticos revolucionaram a indústria, proporcionando precisão, eficiência e segurança em processos de manufatura e montagem. Neste contexto, o intuito deste trabalho é propor uma atividade didática que utiliza um manipulador robótico, a partir de situações-problema para os alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Automação Industrial. Busca-se integrar conteúdos de disciplinas já presentes em suas matrizes curriculares, no uso destes manipuladores. Pretende-se contribuir com uma formação tanto de disciplinas técnicas quanto as propedêuticas. A metodologia utiliza o desenvolvimento de uma atividade didática, que envolveu as etapas de instalação e estudo de modos de programação do manipulador, construção de uma pinça, definição de situaçõesproblema, e teste desta atividade didática. Verificou-se que a proposta possui uma ligação direta com o ensino de conteúdos de física e da matemática, integrados com uma aplicação real de um manipulador robótico, amplamente utilizado na indústria.

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