FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE INTERFACES ENTRE OS SIGNIFICADOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO E O SENTIDO PESSOAL PARA PROFESSORES

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Brenda Franco
Tamyris Proença Bonilha Garnica

Resumo

A presente pesquisa, caracterizada como estudo de caso, visa analisar as ações de formação continuada docente realizadas em serviço na rede municipal de Sorocaba (SP) e suas interfaces com a atividade docente, tendo em vista os significados e sentidos, a partir delas, engendrados. Por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes do ensino fundamental I e a orientação pedagógica, os dados serão produzidos e analisados à luz da revisão bibliográfica sobre o tema e da análise de conteúdo, com categorização temática, do tipo aberta. Espera-se que os resultados da pesquisa consigam identificar as abordagens teórico-metodológicas dessas formações e seus efeitos nos processos de subjetivação docente, de maneira a contribuir para o fomento de ações e programas de formação continuada em serviço que correspondam às necessidades dos professores, pautadas no fortalecimento do coletivo e que possam promover, efetivamente, o seu desenvolvimento profissional integral.

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