ANIMAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS “SID, O CIENTISTA” À LUZ DA SEMIÓTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar como um episódio de desenho animado pode auxiliar no trabalho de temas científicos na área de Natureza e Sociedade para a Educação Infantil. Neste trabalho, propõe-se uma metodologia de análise de um produto cultural e sua relação com o conhecimento científico, que procura evidenciar, mediante elementos de análise semiótica, o processo de construção a partir das Esferas do Conhecimento Sistematizado e do Percurso Gerativo de Sentido. Como resultado, foi produzida uma Sequência de Ensino Investigativa considerando os referenciais Desenho Animado e Ensino de Ciências, qual possibilita a articulação entre os referenciais, favorecendo a elaboração de conteúdos e a formalização de conceitos que propiciem a alfabetização científica por meio do processo lúdico, dinâmico e interativo, entre a criança (suas concepções) e a animação, permitindo à criança atribuir sentido e significado à sua trajetória na construção de conhecimento.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.