Jogar ou Resistir? A experiência de uma pesquisadora em um ambiente de jogos online marcados pelo assédio de gênero
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apresentamos parte de um projeto de pesquisa que possui como objetivo investigar a percepção dos jogadores anônimos, em especial dos alunos do IFSP do Ensino Médio, com relação a temática que envolve machismo e misoginia. Tendo o Brasil um número grande de usuários de jogos virtuais compreendemos a necessidade de se investigar o impacto dos jogos online no comportamento dos adolescentes, para se necessário, formatar estratégias didáticas que abordem o tema. No escopo deste texto, trouxemos a partir da metodologia da observação participante as observações e discussões preliminares sobre machismo, assédio e misoginia no ambiente virtual e online do jogo “Valorant”. Os resultados preliminares revelam que o assédio baseado em gênero persiste como um problema significativo. As evidências coletadas mostram que mulheres e jogadoras de outros gêneros não-binários enfrentam desafios substanciais, que vão desde comentários desrespeitosos até comportamentos mais graves e sistemáticos de discriminação.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.