Jogar ou Resistir? A experiência de uma pesquisadora em um ambiente de jogos online marcados pelo assédio de gênero

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Lívia Cristina Boschi Joaquim
Ione Arsenio da Silva

Resumo

Apresentamos parte de um projeto de pesquisa que possui como objetivo investigar a percepção dos jogadores anônimos, em especial dos alunos do IFSP do Ensino Médio, com relação a temática que envolve machismo e misoginia. Tendo o Brasil um número grande de usuários de jogos virtuais compreendemos a necessidade de se investigar o impacto dos jogos online no comportamento dos adolescentes, para se necessário, formatar estratégias didáticas que abordem o tema. No escopo deste texto, trouxemos a partir da metodologia da observação participante as observações e discussões preliminares sobre machismo, assédio e misoginia no ambiente virtual e online do jogo “Valorant”.  Os resultados preliminares revelam que o assédio baseado em gênero persiste como um problema significativo. As evidências coletadas mostram que mulheres e jogadoras de outros gêneros não-binários enfrentam desafios substanciais, que vão desde comentários desrespeitosos até comportamentos mais graves e sistemáticos de discriminação.

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