Aplicação Web para Análise do Comportamento da Evasão Escolar

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Giovanna Santos Fantacini
Francisco Sergio dos Santos

Resumo

Este estudo apresenta a implementação de uma ferramenta de análise de evasão escolar em uma Instituição de Ensino (IE) por meio da coleta, análise e interpretação de dados escolares, visando compreender e mitigar o problema, uma vez que, a elevada taxa de evasão escolar representa um desafio significativo na educação, causando impactos negativos tanto para os alunos quanto para as instituições de ensino. Assim, o estudo busca criar uma ferramenta para ajudar na identificação dos fatores determinantes da evasão. O processamento dos registros escolares foi realizada utilizando técnicas de ETL (Extract, Transform, Load) para extrair, transformar e carregar dados relevantes, dessa forma, realizar uma análise exploratória dos dados, para identificar fatores associados à evasão. A ferramenta de análise foi disponibilizadas em um site de acesso público, possibilitando que outras instituições estudem e apliquem os resultados. Essa plataforma auxilia gestores e professores na implementação de intervenções personalizadas e na avaliação contínua da eficácia dessas ações, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa. Os resultados demonstraram que abordagens orientada pela ciência de dados podem efetivamente apoiar a implementação de estratégias direcionadas para a redução da evasão escolar.

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