Programando por texto e por blocos no Tinkercad para o ensino de Física

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Gabriela Marques Lamão
Osvaldo Canato Junior

Resumo

O artigo discute a integração de tecnologias inovadoras no ensino, com foco no uso do Arduino para o aprendizado de física. Como uma plataforma open-source, o Arduino facilita a criação de experimentos práticos em diversas áreas da física, como eletricidade, magnetismo e cinemática, tornando o aprendizado mais tangível e acessível. Ferramentas como o Tinkercad permitem a simulação de circuitos eletrônicos, enquanto a programação por blocos, exemplificada pelo Scratch, simplifica o processo de realização, especialmente para iniciantes. O estudo analisa a atividade “LDR e luz ambiente”, onde um circuito foi desenvolvido para acionar um LED com base na intensidade da luz ambiente, utilizando tanto programação por texto quanto por blocos. Os resultados mostram que a programação por blocos, embora mais intuitiva e acessível para iniciantes, apresenta limitações em complexidade, enquanto a programação por texto exige maior atenção aos detalhes, mas oferece flexibilidade e uma vasta gama de possibilidades para a criação de circuitos. O objetivo principal do artigo é incentivar o uso dessas ferramentas tecnológicas no ensino de física, promovendo um ambiente de aprendizado mais criativo e crítico, que melhor prepara alunos e professores para os desafios tecnológicos contemporâneos e democratiza o acesso às ferramentas tecnológicas

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