O Pensamento Computacional no Ensino de Lógica e de Programação Criando Objetos de Aprendizagem com o Thunkable
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Pensamento Computacional é a combinação do pensamento crítico com os fundamentos da computação, voltada para a resolução de problemas. Essa abordagem desenvolve habilidades que, quando aplicadas em diversas áreas, contribuem significativamente para o progresso da sociedade, pois permite a integração de diferentes conhecimentos e competências. Este artigo apresenta os resultados de pesquisas cujo objetivo foi analisar, aprimorar, validar e divulgar um conjunto de Objetos de Aprendizagem que facilitam a assimilação do pensamento computacional por meio da prática de resolução de problemas, utilizando abstração e lógica de programação de maneira lúdica, com o apoio das linguagens de programação Thunkable. Os Objetos de Aprendizagem foram definidos e criados durante as pesquisas desenvolvidas no projeto LÓGICAS, de Iniciação Científica. Este trabalho detalha as pesquisas realizadas, os objetos elaborados e a disponibilização dos objetos desenvolvidos. O objetivo é que professores, tutores e demais interessados no ensino de lógica e programação utilizem e se apropriem desses recursos, enriquecendo assim o processo de ensino-aprendizagem.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.