HISTÓRIA EM QUADRINHOS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DE REFLEXÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa parte de um projeto de ações que visa à disseminação da importância dos cuidados ao meio ambiente por meio da ciência de forma lúdica com Literaturas em formato de histórias em quadrinhos para o público da Educação Básica. A pesquisa ocorre no contexto de um projeto de divulgação científica que ocorre no IFSP que tem como característica a abordagem lúdica de temas científicos em conexão com manifestações artístico-culturais e temas sociais e ambientais, por meio de intervenções não-formais em ambiente escolar a partir de Histórias Em Quadrinhos (HQ) . Fundamenta-se nas propostas pedagógicas socioculturais e nos estudos da área de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa consiste na análise de obras em quadrinhos, a partir da análise de discurso, estabelecendo conexões entre a ciência em seus níveis conceituais, epistemológicos e sociais, trazendo em debate questões relacionadas à natureza da ciência e à importância dos cuidados ambientais no fazer científico. A análise dessas obras, permitirá ações de divulgação científica com as obras literárias em espaços formais e informais de educação.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.