O QUE É A PROVA PAULISTA? REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

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Ariane Iracema de Almeida
Bianca de Mattos Moraes
Luana Ferrarotto

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a Prova Paulista a partir de documentos da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Seduc-SP). Para tanto, a pesquisa documental contemplou as circulares, de 2023 a julho de 2024, disponibilizadas pela Diretoria de Ensino de Bragança Paulista em seu sítio eletrônico; bem como os vídeos produzidos pela Seduc-SP, no mesmo período, presentes no canal do youtube “Momento Formativo CMSP”. Foram analisados 11 circulares e 6 vídeos sobre a Prova Paulista. A análise de conteúdo desses materiais possibilitou identificar as características da Prova Paulista e as intenções anunciadas a saber: aplicação bimestral e digital, contempla estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, pauta-se nos conteúdos presentes nos materiais digitais disponibilizados aos docentes, busca acompanhar o desenvolvimento do currículo em todas as áreas do conhecimento. Em alguns momentos, a Prova Paulista é denominada de avaliação formativa, em outros de avaliação diagnóstica e processual. No entanto, a partir dos dados, notamos que se trata de uma avaliação externa que, associada à tecnologia digital, incrementa o controle da organização do trabalho pedagógico e pretere o(a) docente dos processos de planejamento e a tomada de decisão.

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