Explorando a tabela periódica por meio do jogo Roleta Química

Conteúdo do artigo principal

Isis Laura Ferreira Braz
Lucimar Aparecida Moreira

Resumo

Nas últimas décadas os professores têm sido desafiados a ensinar num ambiente escolar em que os smartphones estão presentes e a utilização inapropriada destes equipamentos nas salas de aula, pode comprometer o processo de ensino-aprendizagem. Como forma de tornar as aulas de Química mais atrativas, neste trabalho desenvolveu-se uma metodologia ativa de ensino da tabela periódica, por meio de um jogo didático que desafia o aluno e o convida a prestar atenção ao conteúdo estudado, tendo como fundamento a teoria sócio-histórica de Vygotsky. Para tal, elaborou-se cartas contendo perguntas de conhecimentos gerais sobre os elementos químicos, organização e localização dos elementos na tabela periódica, propriedades periódicas e aplicações, com três níveis de dificuldade, tendo como foco a lógica e não apenas a memorização. O jogo foi aplicado em turmas de ensino médio da rede pública estadual e federal, considerando as diferentes realidades de ensino, e os resultados demonstraram que o jogo prende a atenção dos alunos, estimula o trabalho em equipe e o estudo do conteúdo, uma vez que os alunos sentem-se desafiados na competição. Após a aplicação do jogo, os alunos responderam um questionário sobre a estratégia de ensino adotada e as respostas apontaram um alto grau de satisfação.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos