Uso de aplicativos e jogos no Ensino de Matemática

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Kayky dos Santos Corrêa
Andreia Raquel Simoni Saldanha

Resumo

O advento dos smartphones e tablets trouxe um grande avanço para a educação móvel e introduziu novos desafios na sala de aula. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) ainda enfrenta resistência por parte de muitos docentes no que diz respeito à sua aplicação no ambiente escolar. No entanto, há uma crescente compreensão de que os professores devem se adaptar à realidade estabelecida pela presença desses dispositivos no contexto educacional. O ensino de Matemática está passando por um processo de inovação, não apenas em termos de conteúdo, mas também em seus objetivos e metodologias. Celulares, calculadoras e computadores estão se tornando instrumentos cruciais que permitem abordar problemas com dados reais, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de se familiarizar e explorar ferramentas que realizam cálculos e análises que não seriam possíveis apenas com métodos manuais. Esses dispositivos também se mostram proveitosos como recursos para verificação de resultados e correção de erros, funcionando como instrumento de autoavaliação. Cientes dessas transformações, torna-se inevitável e urgente a inserção dessas tecnologias na sala de aula. Este trabalho propõe um estudo dos aplicativos disponíveis para o ensino de Matemática nos conteúdos do ensino médio, bem como uma revisão preparatória para o ensino superior.

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