GIORDANO BRUNO, GALILEU GALILEI E A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO

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Bruno Henrique Torres
Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a importância de estimular o pensamento crítico pela incorporação da história da ciência no ensino de física, utilizando as figuras de Giordano Bruno e Galileu Galilei como exemplos centrais. Bruno, com suas ideias sobre o universo infinito, e Galileu, com suas contribuições fundamentais para a física e a astronomia, foram protagonistas de uma revolução científica que desafiou as concepções estabelecidas na época. O ensino de física pode se beneficiar significativamente ao contextualizar teorias e conceitos dentro de sua evolução histórica, ajudando os estudantes a compreenderem melhor os processos científicos e a natureza do conhecimento científico. A abordagem das controvérsias e resistências enfrentadas por Bruno e Galileu possibilita enfatizar como a ciência é um empreendimento dinâmico construído coletivamente e sujeito a transformações sociais, culturais e filosóficas. A perspectiva histórica pode ser uma ferramenta pedagógica para enriquecer a compreensão dos alunos, tornando o aprendizado de física mais relevante e conectando o conhecimento científico ao desenvolvimento histórico da humanidade.

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