Motivação dos estudantes dos Cursos Superiores do IFSP Campus Catanduva

Conteúdo do artigo principal

Ricardo Castro de Oliveira
Renato Jorge Araujo

Resumo

A motivação é um fator determinante para a obtenção de melhores resultados de desempenho dos estudantes. Assim, deve permear o planejamento docente. Infelizmente, muitos indivíduos têm se apropriado de ideias equivocadas sobre motivação, os famosos “coaching” vêm conquistando espaço e acabam transmitindo ideias distorcidas que pouco (ou nada) contribui para o processo de ensino e aprendizagem. É preciso, mais do que nunca, nos afastar de tais falas e buscar o conhecimento confiável presente na literatura. A Psicologia apresenta várias teorias motivacionais, entre elas a Teoria da Autodeterminação, que será utilizada como referencial teórico nesta pesquisa, cujo objetivo é levantar o perfil motivacional dos estudantes dos Cursos Superiores do IFSP Campus Catanduva. O instrumento de coleta de dados foi um questionário e as investigações levaram em consideração análises estatísticas e a comparação com os trabalhos disponíveis na literatura. Os dados evidenciaram um perfil autodeterminado de motivação dos estudantes dos cursos superiores do IFSP Catanduva. Isso é fundamental, pois um estudante motivado tende a engajar-se mais nas atividades e, consequentemente, apresentam melhores resultados de desempenho, assim como bem-estar físico e psicológico, contribuindo para a sua permanência e êxito na Instituição.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos