EMPREGO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO: UMA NOVA ABORDAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM DUPLA

Conteúdo do artigo principal

Laysa Bernardes Campos da Rocha
Eduardo H. Gomes

Resumo

Este artigo explora o potencial da Inteligência Artificial Generativa (IAG), como uma ferramenta inovadora de “Pair Programming” no ensino de Programação. O estudo investiga como a integração dessa tecnologia pode aprimorar o aprendizado autônomo, especialmente para estudantes iniciantes em programação. Foram conduzidas simulações e um levantamento do referencial teórico, que sugerem que a IAG pode fornecer suporte adaptativo e personalizado, promovendo uma experiência de aprendizado mais interativa e eficaz. O artigo analisa as expectativas quanto ao impacto dessa ferramenta no desenvolvimento de habilidades técnicas e na qualidade do aprendizado através da aplicação de um curso online sobre a linguagem Python mediado pela IAG. Além de identificar possíveis benefícios e impactos da integração da IAG no ensino de programação, espera-se contribuir para uma educação com práticas inovadoras.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos