Cultura pop e ciência problematizando abordagens

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Matheus Kioshi Fernandes Nunes
Mayara Caroline Carvalho Pinto

Resumo

Com o crescente avanço tecnológico presente na atualidade contemporânea, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC) estão extremamente presentes na vida dos jovens e, com o coronavírus, este cenário se intensificou ainda mais. Neste contexto, é importante estar preparado para utilizar as novas metodologias de ensino que facilitam a comunicação com a geração atual e proporcionam um processo de aprendizado de maior qualidade. Visto isso, a cultura popular (cultura pop) pode se apresentar como uma alternativa para introduzir assuntos acadêmicos de uma forma mais dinâmica e que melhor dialoga com a realidade dos estudantes. Deste modo,  é possível utilizar essa integração para enriquecer o processo educacional, tornando-o mais relevante e envolvente para os alunos. Existem muitos elementos da ciência abordados dentro da cultura pop e que podem servir de apoio para os processos de ensino-aprendizagem na área de Ciências da Natureza. Com esse objetivo, foram levantados os principais meios de divulgação da cultura pop consumidos por adolescentes e, neste cenário, trouxemos um recorte de alguns exemplos que podem ser abordados em sala ao trabalhar o componente curricular de biologia.

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