Eu Eu leio, tu lês...nós lemos! Projetos de Leitura Literária no IFSP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo geral realizar um estudo documental e sistemático dos projetos e/ou ações de fomento à leitura literária que foram desenvolvidos nos campi do IFSP, nos anos de 2022 e 2023. Afim de fortalecer o processo de disseminação dessas informações entre as unidades escolares, além de problematizar como essas atividades contribuem para uma consciência mais plural, crítica e diversificada dentro e, principalmente, fora do ambiente escolar. De natureza aplicada e de abordagem quali-quantitativa, o levantamento foi realizado nos sites das unidades escolares e também por meio de formulários semiestruturados enviados aos coordenadores e/ou diretores e/ou professores e/ou bibliotecários das instituições. Os pressupostos teórico-metodológicos alicerçaram-se nos estudos de crítica literária (DALCASTAGNÈ, 2017; CANDIDO, 2000; SARTRE, 2004; BARTHES, 2000) em diálogo como as teorias discursivas (FOUCAULT, 1987; 2002, 2016) uma vez que, também buscou-se analisar e interpretar, na perspectiva do debate histórico e social, como essas ações, na relação obra-autor-discussão, problematizam outras abordagens do/para o texto e leitor literário. Os resultados obtidos, ademais de divulgar, analisar e multiplicar as abordagens de leitura literária realizadas no IFSP, demonstraram que, embora, a grande maioria das UEs promovam práticas e espaços de convivência literárias, esses projetos ainda não são orientadas por uma projeto institucional, o que colocam essas atividades com caracterização própria do ambiente escolar, formação docente entre outros fatores.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.