Eu Eu leio, tu lês...nós lemos! Projetos de Leitura Literária no IFSP

Conteúdo do artigo principal

Élida Cristina de Carvalho Castilho
Jorge Baracat Neto
Nicolas Alves da Silva

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo geral realizar um estudo documental e sistemático dos projetos e/ou ações de fomento à leitura literária que foram desenvolvidos nos campi do IFSP, nos anos de 2022 e 2023. Afim de fortalecer o processo de disseminação dessas informações entre as unidades escolares, além de problematizar como essas atividades contribuem para uma consciência mais plural, crítica e diversificada dentro e, principalmente, fora do ambiente escolar. De natureza aplicada e de abordagem quali-quantitativa, o levantamento foi realizado nos sites das unidades escolares e também por meio de formulários semiestruturados enviados aos coordenadores e/ou diretores e/ou professores e/ou bibliotecários das instituições. Os pressupostos teórico-metodológicos alicerçaram-se nos estudos de crítica literária (DALCASTAGNÈ, 2017; CANDIDO, 2000; SARTRE, 2004; BARTHES, 2000) em diálogo como as teorias discursivas (FOUCAULT, 1987; 2002, 2016) uma vez que, também buscou-se analisar e interpretar, na perspectiva do debate histórico e social, como essas ações, na relação obra-autor-discussão, problematizam outras abordagens do/para o texto e leitor literário. Os resultados obtidos, ademais de divulgar, analisar e multiplicar as abordagens de leitura literária realizadas no IFSP, demonstraram que, embora, a grande maioria das UEs promovam práticas e espaços de convivência literárias, esses projetos ainda não são orientadas por uma projeto institucional, o que colocam essas atividades com caracterização própria do ambiente escolar, formação docente entre outros fatores.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos