Início da docência em matemática e processos de indução um estudo com professores egressos de uma instituição federal

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Brian Yohan Corrêa Alves Leonel
Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro

Resumo

Este trabalho relaciona-se a uma pesquisa sobre início da carreira de professores de matemática egressos de um campus de uma instituição federal de ensino, de modo a compreender suas experiências de indução docente, entendidas como acompanhamento e suporte sistematizados ao professor iniciante.  Tal pesquisa justifica-se pela relevância das ações de indução para promover um ingresso na carreira mais sólido e seguro e para configuração da identidade profissional. Partindo da hipótese de que ainda existem poucos programas de indução institucionalizados e, nesse contexto, determinadas ações de apoio podem revelar-se com potencial para constituir-se como ações de indução, propõe-se um estudo de caráter qualitativo. Ao lançar luz sobre a configuração atual das ações de indução, esta pesquisa tem o potencial de impulsionar estudos voltados à indução docente em outras áreas do conhecimento e fomentar uma investigação ampliada sobre a realidade da indução docente Pode estimular também a construção de políticas públicas direcionadas a esse objetivo, envolvendo instituições de ensino superior e redes públicas de educação básica. Neste texto, são apresentados os primeiros resultados oriundos do estudo bibliográfico realizado, que indicam escassez de estudos voltados à indução docente de professores de matemática e de pesquisas relacionadas a experiências concretas de indução.

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