Um Estudo sobre a BNCC Estrutura, implementação e articulações no campo das políticas públicas educacionais.

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Leonardo Da Silva Rodrigues
Aline de Cassia Damasceno Lagoeiro

Resumo

Este texto tem como tema central a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando sua proposta, implementação e importância nas políticas públicas educacionais brasileiras. Homologada em 2017, a BNCC estabelece diretrizes educacionais no Brasil e é alvo de debates acadêmicos, sendo vista tanto como um avanço quanto um retrocesso. O estudo é qualitativo, focando em uma análise documental e revisão bibliográfica para compreender sua articulação com outras políticas educacionais. Neste texto, são apresentados os primeiros resultados oriundos do estudo documental e da revisão bibliográfica. Os resultados apontam para a crítica estruturada em função da concepção do ensino por competências. Isso impacta de modo direto na ação educativa e nos seus objetivos, direcionando os esforços para o desenvolvimento de competências, e estruturando todo o programa curricular a partir de sua definição. Espera-se que a pesquisa contribua para o conhecimento sobre a BNCC, auxiliando na prática docente e no planejamento de formação de professores.

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