Desenvolvimento de um Ambiente de Suporte ao Aprendizado Utilizando Elementos de Gamificação e um Protótipo Funcional de Jogo.

Conteúdo do artigo principal

Lucas Miranda dos Santos Strapasson
Marcio Kassouf Crocomo

Resumo

Este projeto tem como objetivo principal desenvolver um ambiente de aprendizagem gamificado que incentive a colaboração e a motivação entre os alunos. Através da criação de um sistema web gamificado e também de um jogo, busca-se transformar tarefas acadêmicas em desafios divertidos, nos quais os alunos podem personalizar avatares e acompanhar seu progresso em um cenário lúdico. O sistema permite aos professores cadastrar atividades, atribuir pontuações para as tarefas e acompanhar o desempenho dos alunos. O jogo, por sua vez, visualiza o progresso dos alunos em um ambiente colaborativo, incentivando o trabalho em equipe. Até o momento, foram desenvolvidos um protótipo funcional do jogo e a estrutura básica da plataforma web. Neste trabalho são explicadas as tecnologias utilizadas no desenvolvimento do projeto: MySQL, NextJS, TypeScript, Tailwind, Processing, e Docker. Em seguida, é explicado o estado atual dos softwares construídos, incluindo o protótipo do jogo. Então, considerações finais são realizadas a respeito do projeto e suas possíveis continuações. Espera-se que este projeto contribua para a criação de um ambiente de aprendizagem mais engajador e eficaz.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos