IMPLEMENTAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUEDA LIVRE: UMA ABORDAGEM BASEADA NO CICLO DE MODELAGEM DE HESTENES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de implementação da plataforma Arduino como ferramenta pedagógica para o ensino de Física, neste caso aplicado ao estudo da queda livre. A proposta é baseada no ciclo de modelagem de Hestenes, proporcionando aos alunos uma experiência ativa na construção e validação de modelos físicos. No experimento, um único sensor (um par de LEDs de IV) acoplado ao Arduino mede o tempo associado à queda do objeto em forma de escada, permitindo a comparação dos resultados experimentais com modelos desenvolvidos por Aristóteles e Galileu. A análise cinemática dos dados preliminares forneceu um erro da aceleração da gravidade de 4%, contribuindo para uma abordagem em sala de aula mais aprofundada dos conceitos de cinemática da queda livre. Os resultados indicam que o uso de tecnologias como o Arduino pode tornar o ensino de Física mais interativo e eficaz, despertando maior interesse dos alunos e facilitando o aprendizado.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.