IMPLEMENTAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUEDA LIVRE: UMA ABORDAGEM BASEADA NO CICLO DE MODELAGEM DE HESTENES

Conteúdo do artigo principal

Jayane Delfino da Silva Nascimento
Astrogildo de Carvalho Junqueira

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de implementação da plataforma Arduino como ferramenta pedagógica para o ensino de Física, neste caso aplicado ao estudo da queda livre. A proposta é baseada no ciclo de modelagem de Hestenes, proporcionando aos alunos uma experiência ativa na construção e validação de modelos físicos. No experimento, um único sensor (um par de LEDs de IV) acoplado ao Arduino mede o tempo associado à queda do objeto em forma de escada, permitindo a comparação dos resultados experimentais com modelos desenvolvidos por Aristóteles e Galileu. A análise cinemática dos dados preliminares forneceu um erro da aceleração da gravidade de 4%, contribuindo para uma abordagem em sala de aula mais aprofundada dos conceitos de cinemática da queda livre. Os resultados indicam que o uso de tecnologias como o Arduino pode tornar o ensino de Física mais interativo e eficaz, despertando maior interesse dos alunos e facilitando o aprendizado.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos