AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM UM ESTUDO SOBRE RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES AVALIATIVAS E DESEMPENHO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A avaliação da aprendizagem constitui-se como uma parte essencial do trabalho pedagógico e pode se tornar um instrumento de reflexão, tanto para o professor quanto para o estudante, acerca do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para direcionar e potencializar a ação educativa. Entretanto, quando vista somente sob a perspectiva classificatória, a avaliação pode ter como consequências o fracasso e a evasão escolar. Esta pesquisa tem o propósito de investigar as possíveis relações entre as concepções e estratégias voltadas à avaliação da aprendizagem e o desempenho de estudantes, no contexto de duas escolas estaduais de um município do interior paulista. A metodologia da pesquisa contempla a revisão bibliográfica, que fundamentará o processo de análise dos dados, o estudo documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) das referidas escolas e a entrevista com professores que nelas atuam. Espera-se, desse modo, identificar as concepções de avaliação que fundamentam a prática pedagógica desenvolvida nas escolas participantes e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem de seus estudantes. Neste texto, são apresentados os primeiros resultados oriundos do estudo bibliográfico realizado, que indicam a relevância da articulação entre o PPP e a avaliação escolar.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.