DOCENTES NEGRAS E NEGROS E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) UMA INVESTIGAÇÃO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
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Resumo
O Brasil apresenta uma contínua história de exclusão da população negra no sistema educacional, sendo o direito à educação uma das maiores reinvindicações do movimento negro. Atualmente, os efeitos desta exclusão tornam-se evidentes principalmente no contexto do ensino superior. A partir dos anos 2000, políticas de ações afirmativas foram implementadas para aumentar o acesso de pessoas negras às Instituições de Ensino (IEs), resultando em uma maior diversidade étnico-racial entre os estudantes. No entanto, o mesmo não se refletiu gradativamente no corpo docente das IEs. Nesta pesquisa, é apresentado que a desigualdade permanece significativa, mesmo com a promulgação da Lei 12.990 de 2014, que estabeleceu cotas raciais para servidores públicos, muitas IEs não têm cumprido a legislação. Através da revisão bibliográfica e coleta de dados dos docentes no curso de Arquitetura e Urbanismo, recorte desta pesquisa, de quatro instituições - IFSP, IFBA, USP e UFBA - foi revelada a sub-representação de docentes negros na academia, especialmente na área de Arquitetura e Urbanismo, um curso considerado de maior prestígio, onde a disparidade racial persiste tanto na academia quanto no área profissional.
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