O Barulho das Desigualdades Interseccionais

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Fabio Akira Shishito
Rafaela Yumi Kuroiwa

Resumo

A interseccionalidade assume a premissa segundo a qual as violências, discriminações, exclusões, não devem ser enfrentadas, teórica e politicamente, de forma separada segundo categorias de identidade sociais. Isso porque as experiências são, muitas vezes, moldadas por sobreposições advindas de pertencimentos múltiplos. Assim, a perspectiva da interseccionalidade oferece uma ferramenta teórica e metodológica para os estudos sobre desigualdades. Olhar para (e analisar) as desigualdades da perspectiva interseccional é uma forma de politizar o tema. As “avenidas” de opressão de que fala Crenshaw são estruturas de poder. E as estruturas de poder alicerçam-se sobre fundamentos próprios. O núcleo da pesquisa visa compreender sociologicamente o fenômeno das desigualdades interseccionais e levantar dados a partir de músicas brasileiras que manifestem algumas de suas expressões. Serão selecionadas músicas compostas nas duas últimas décadas cujas temáticas estejam assentadas na intersecção de opressões com foco em gênero e raça. A manifestação musical será reivindicada como fonte mobilizadora de pesquisa sobre desigualdades sociais no Brasil. No entanto, vale destacar que a escolha da expressão musical como fonte assenta-se na perspectiva de um projeto ampliado para ensino e extensão. A pesquisa objetiva produzir um repositório de canções que se desdobrarão em materiais didáticos

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