ENSINO DE ROBÓTICA NOS CURSOS POR MEIO DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

Conteúdo do artigo principal

LETÍCIA GOMES
GABRIEL CORDEIRO
CLAYTON TORRES
JOHN FABER

Resumo

O ensino de robótica em cursos de engenharia e tecnologia tem se beneficiado significativamente da utilização de simulações computacionais. Essas ferramentas permitem que os estudantes adquiram conhecimentos práticos em robótica, sem a necessidade imediata de equipamentos físicos, que muitas vezes são caros e de difícil acesso. A simulação computacional oferece um ambiente seguro e controlado onde os alunos podem experimentar diferentes cenários, programar e testar robôs, e analisar o desempenho em tempo real. Além disso, essa abordagem facilita a compreensão de conceitos complexos, como cinemática, dinâmica e controle de robôs, ao permitir a visualização e interação direta com modelos virtuais. O uso de softwares de simulação, como o RobotStudio, MATLAB, programação em Phyton, é destacado como ferramentas eficazes para complementar a teoria com a prática, preparando os estudantes para desafios reais na indústria. A simulação computacional não apenas enriquece o aprendizado, mas também torna o ensino de robótica mais acessível, flexível e adaptável às diversas necessidades educacionais.


 


PALAVRAS-CHAVE: robótica; simulação; ensino; software.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos