O EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO UM OLHAR INICIAL SOBRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DOS ESTADOS DE SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO
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Resumo
O capitalismo flexível associado às tecnologias digitais impacta no mundo do trabalho, fragmentando a classe trabalhadora e inculcando-lhe uma nova subjetividade, baseada no empreendedorismo. Em paralelo, a modalidade de Educação a Distância (EaD) se amplia, especialmente em instituições de ensino superior privadas. Esses são pressupostos de uma investigação realizada em parceria por duas instituições públicas de ensino superior que parte da hipótese de que o capitalismo está se expandindo pelo campo educacional, por meio dos cursos a distância, com vistas a formar profissionais adequados ao seu atual momento de expansão, introjetando-lhes valores neoliberais como o empreendedorismo. Nesse sentido, a investigação objetiva analisar a presença do empreendedorismo como expressão do capitalismo em Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de graduação ofertados na modalidade a distância por instituições privadas de ensino superior do Brasil. Assim, a pesquisa configura-se como qualitativa, exploratória e documental. O texto que ora se apresenta é um recorte dessa investigação e apresenta resultados iniciais do mapeamento dos PPCs de Pedagogia a distância ofertados por IES privadas dos estados de São Paulo e Espírito Santo, os quais demonstram que o empreendedorismo está presente nos documentos, especialmente nas seções que tratam dos objetivos do curso.
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