AÇÕES INCLUSIVAS E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM DOIS CAMPI DO IFSP

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Yasmin A. Santos
Gabriela A. Rios

Resumo

 O IFSP conta com um Política de educação inclusiva que, apesar de assegurar uma série de direitos na legislação, na prática é possível analisar uma organização que ainda carece de entendimento, na perspectiva do estudante regularmente matriculado no ensino superior no IFSP. Deste modo, este trabalho objetiva apresentar as ações inclusivas exitosas, bem como pontos de atenção, na percepção de duas estudantes com deficiência visual matriculadas em cursos regulados no IFSP. Sendo assim, esta pesquisa apresenta a percepção de duas discentes quanto às ações inclusivas, a partir das respostas a entrevistas em dois campi do IFSP. Ambas as estudantes entrevistadas se identificaram com deficiência visual. Suas respostas possibilitaram identificar e analisar a percepção delas em relação às ações inclusivas realizadas em seu campus, os pontos positivos e negativos da inclusão escolar nos institutos federais, quanto à inclusão pedagógica, acessibilidade e barreiras atitudinais. 


 

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