A URGÊNCIA DE ABORDAR OUTROS SISTEMAS DE PENSAMENTO NO ENSINO DE FILOSOFIA O CASO DA FILOSOFIA AFRICANA NO ENSINO MÉDIO

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Morena Morales Azevedo
Fernando Cesar Pilan

Resumo

Este projeto investiga a diversidade na História da Filosofia, adotando uma abordagem anticolonial e contra-hegemônica. O pensamento ocidental, desde Platão, estabeleceu um modelo hegemônico que privilegia o conhecimento sophia (sabedoria) e episteme (ciência), desconsiderando visões de mundo alternativas, como o senso comum (doxa). Essa normatização resultou na marginalização de outros sistemas de pensamento, considerados irrelevantes para a filosofia. A perspectiva hegemônica limitou a História da Filosofia a uma única vertente epistemológica, vista como a única capaz de fornecer explicações racionais da realidade. Este projeto defende que existem outras formas de conhecimento que oferecem interpretações válidas e significativas da realidade, mesmo fora do padrão eurocêntrico. Em particular, pretende-se explorar a Filosofia Africana e sua contribuição para um ensino de filosofia no Ensino Médio que valorize a diversidade, a alteridade, a ética, o justo e o estético. A pesquisa busca, assim, ampliar o entendimento sobre o que é filosofia, reconhecendo e integrando diferentes saberes e perspectivas no processo educativo.

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Artigos
Biografia do Autor

Morena Morales Azevedo, IFSP - Campus Boituva

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio Integrado a Automação Industrial do IFSP Campus Boituva

Bolsista patrocinada pelo PIBIFSP