UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO O EFEITO SCHLIEREN

Conteúdo do artigo principal

Letícia Gasiglia Serradas
Alex Lino

Resumo

Este projeto teve como objetivo apresentar uma proposta baseada na técnica de Schlieren no ensino de Física, por meio de atividades experimentais focadas na compreensão de conceitos ópticos. As atividades propostas são fundamentadas no Ensino por Investigação, em que o experimento é utilizado como ferramenta de problematização, permitindo o confronto entre as concepções científicas e os conhecimentos prévios dos estudantes. A técnica de Schlieren possibilita a observação de fenômenos imperceptíveis a olho nu, relacionados a variações de densidade em meios fluídos, como o ar. Por exemplo, embora as variações de densidade e pressão causadas pela chama de uma vela sejam invisíveis a olho nu, podem ser detectadas através dessa técnica. O efeito Schlieren considera a variação do índice de refração no meio, a refração da luz, a reflexão em um espelho esférico e a formação da imagem em uma câmera fotográfica, permitindo assim a exploração de diversos conceitos ópticos no ensino de Física. Este projeto visa, portanto, apresentar um modelo experimental simplificado da técnica de Schlieren para ser aplicada em aulas de Física no ensino de conceitos de óptica, e levando em consideração o Ensino por Investigação como abordagem metodológica, apresentamos uma sequência didática para sua aplicação. 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos