PRESS START TO PLAY ENSINO E OS JOGOS ELETRÔNICOS

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Vitoria Oliveira
Altair Filho

Resumo

O uso de jogos eletrônicos como ferramenta educacional pode ser altamente benéfico, pois esses artefatos têm o potencial de transcender narrativas e proporcionar aos estudantes-jogadores a oportunidade de compreender fatos históricos, conceitos, valores e explorar diferentes paisagens geográficas, muitas vezes distantes de seu cotidiano. Além disso, os jogos eletrônicos oferecem uma experiência única de aprendizado ao colocar os jogadores diante de desafios técnicos e dilemas morais que estimulam o raciocínio crítico e a resolução de problemas. Através de simulações, é possível revisitar conflitos geopolíticos, discutir problemas socioambientais atuais e vivenciar as dificuldades de gerenciar conflitos, seja em um ambiente urbano virtual ou em uma jornada pela Terra Média ou antiguidade. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo aproximar o universo dos jogos eletrônicos da sala de aula, seja pela incorporação dos jogos como objeto de estudo nos componentes curriculares das Ciências Humanas, seja pela utilização dos videogames como recursos didáticos no próprio processo de ensino-aprendizagem. Ao utilizar jogos eletrônicos como ferramenta educacional, os professores podem engajar os alunos em atividades de aprendizado mais dinâmicas e interessantes, tornando o processo educativo mais atraente e conectado à rotina dos estudantes fora da escola. Isso pode resultar em uma melhor assimilação de informações e em uma compreensão mais profunda dos conceitos e temas abordados.

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