LEARNING ANALYTICS UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Conteúdo do artigo principal

Otávio Henrique Pereira
Carolina Aparecida de Freitas Dias

Resumo

O Learning Analytics (LA), compreende a mensuração, coleta, análise e o reporte de dados sobre os alunos e seus contextos com o propósito de entender e otimizar a aprendizagem e o ensino. É um dos subcampos da ciência de dados e surgiu em função da massiva quantidade de dados complexos disponíveis, com a finalidade de informar e apoiar alunos, professores e suas instituições em uma melhor compreensão e previsão das necessidades pessoais de aprendizagem e desempenho. No Brasil, o tema ainda é praticamente inexplorado, visto que em uma busca realizada na base Scielo Brasil, por meio do termo “learning analytics” aplicado ao campo título, apenas um trabalho nacional foi localizado. Nesse contexto, o presente estudo teve o objetivo de criar uma ampla base de dados dos estudos anteriores sobre LA que sirva como ponto de partida para análise em um projeto futuro. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizado o método da Revisão Integrativa, que orientou o processo de busca, coleta e seleção dos artigos sobre o tema. Por fim, este trabalho resultou na construção de uma base de dados ampla e representativa, contendo 622 artigos para pesquisas futuras sobre Learning Analytics.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos