UTILIZAÇÃO DA FACTS NA ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO EM UMA OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
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Resumo
A presente investigação tem como objetivo analisar, a partir da construção de conhecimentos e habilidades necessárias para o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica, o papel de uma oficina pedagógica, voltada para professores em exercício, que se propõe problematizar as questões ambientais de forma mais complexa, considerando a influência de aspectos sociais, culturais, éticos e econômicos nas resoluções dos problemas vivenciados atualmente. Para tanto, a pesquisa contou, inicialmente, com a aplicação de um questionário que identificou, a partir de correntes da educação ambiental- conservadora, pragmática e crítica, concepções e práticas dos professores. No segundo momento, foi desenvolvida a oficina que irá potencializar, por meio de discussões e reflexões de problemas socioambientais vivenciados atualmente, a compreensão da educação ambiental crítica e uma formação docente humanística. Ao final da oficina será distribuído um novo questionário no sentido de avaliar sua potencialidade e as contribuições na formação crítica e reflexiva dos professores. A análise dos dados obtidos, no desenvolvimento da oficina e aplicação dos questionários, será realizada em dois blocos: i) quantitativa, com análise estatística- distribuição de frequência e análise multivariada-; ii) qualitativa, com a construção de categorias na análise textual discursiva. Espera-se contribuir com o campo da formação continuada de professores de Ciências e Biologia.
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