UMA ANÁLISE DO TERMO CONTEMPORÂNEO NA EDUCAÇÃO PROPOSTAS, AÇÕES E DESCOBERTAS NA BNCC

Conteúdo do artigo principal

Rayssa Rocha Santos
Franz Carlos Oliveira Lopes

Resumo

O projeto em curso tem como foco a análise do documento intitulado “Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Propostas de Práticas de Implementação”, publicado pelo poder executivo. O objetivo é investigar como esse documento propõe a integração de temas contemporâneos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e explorar suas implicações para a prática educacional. Para a realização dessa análise, o projeto se baseará nas teorias pós-críticas. Essas teorias oferecem uma abordagem crítica que permite uma reflexão mais profunda sobre as práticas educacionais e os documentos normativos, desafiando pressupostos estabelecidos e promovendo uma compreensão mais ampla e crítica dos temas abordados. A metodologia adotada será qualitativa, com ênfase na pesquisa documental. Esse método envolve a coleta e a análise detalhada do próprio documento, buscando compreender as propostas apresentadas, suas justificativas e potenciais impactos na implementação dos temas contemporâneos na BNCC. Através dessa abordagem, o projeto pretende não apenas descrever o conteúdo do documento, mas também avaliar sua relevância e efetividade na promoção das práticas educativas contemporâneas.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos