O JORNAL ESCOLAR COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES-AUTORES LENDO O MUNDO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente resumo examina o papel e os efeitos do Jornal InFormAÇÃO, desenvolvido por estudantes do IFSP – Câmpus Jundiaí desde 2018. Embora o projeto se concentre na melhoria das habilidades discursivas e gramaticais, ele também promove a ‘leitura do mundo’ ao integrar conceitos de diversas disciplinas, como Literatura, Sociologia, História e Biologia. A pesquisa, de natureza quali-quantitativa, analisou os textos publicados entre as 39ª e 47ª edições do jornal, destacando a interdisciplinaridade presente nos textos publicados nas edições. A maioria dos textos trata de temas literários, mas também articula conhecimentos de outras áreas. Conclui-se que o jornal não apenas fortalece as competências linguísticas dos estudantes-autores, mas também amplia a capacidade crítica dos participantes, conectando diferentes áreas do saber e enriquecendo a compreensão dos estudantes sobre o mundo.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.