HÁ ESPAÇO PARA A LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NO ENSINO MÉDIO? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LÍNGUA PORTUGUESA: LINGUAGEM E INTERAÇÃO” (2016)
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Resumo
Este trabalho se propõe a analisar a presença de textos literários produzidos por mulheres no terceiro volume do livro didático “Língua portuguesa: linguagem e interação” (2016). Objetiva-se analisar se esse livro contempla a literatura de autoria feminina que, historicamente, foi negligenciada. No entanto, cabe destacar que atualmente essas produções estão ganhando visibilidade, por isso o ponto central deste trabalho é investigar se essa mudança também sucedeu no âmbito educacional literário, especificamente em um dos livros didáticos mais distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A metodologia utilizada foi qualiquantitativa que analisou e contabilizou os textos produzidos por mulheres no exemplar didático de forma que propor uma reflexão acerca da representatividade literária feminina no âmbito educacional. Em vista disso, pensadoras como Negromonte (2024) e Steffen (2018) foram essenciais para compreender os impactos negativos que a falta da participação de escritoras no meio didático provoca a perpetuação do imaginário sexista. Por fim, são apresentados os resultados e análises da pesquisa do livro didático e são apontadas as problemáticas e desafios presentes neste.
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