A hora do amor, de Álvaro Cardoso Gomes, sob a ótica do Bildungsroman

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Natali Santos Braga Andrade
Cleomar Pinheiro Sotta
Maria Alzira de Souza Santos

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise da narrativa juvenil A hora do amor (2001), do escritor brasileiro Álvaro Cardoso Gomes, sob a ótica do romance de formação (bildungsroman), um subgênero literário de origem alemã, que consiste na representação do crescimento moral e psicológico do personagem principal, a partir das vicissitudes que o conduzem rumo a uma jornada de aperfeiçoamento e autoconhecimento. Com base nesse conceito teórico, tomando-se como referência os trabalhos de Moisés (1988), Maas (1999), Moretti (2020), Mazzari (1999, 2020), entre outros, a análise destaca momentos relevantes da trajetória de Beto, protagonista da obra, e evidencia como episódios em diferentes instâncias (casa, família, escola, amigos, paixão) provocam o seu amadurecimento, despertam reflexões no narrador e no leitor e permitem conceber a obra como um romance de formação.


 

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