ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM: INTEGRANDO A UTILIZAÇÃO DA IMPRESSORA 3D NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Conteúdo do artigo principal

João Pedro Coelho Moraes
Cleiton Domingos Maciel

Resumo

Atividades experimentais, tanto no ensino de ciências, como também na área da matemática podem contribuir de maneira significativa para o aprendizado destas disciplinas. As atividades de laboratório podem potencializar o engajamento dos estudantes, pois proporcionam uma nova maneira de observação dos fenômenos da natureza, em geral, bastante diferente da forma como a ciência e a matemática são abordadas em aulas tradicionais. No entanto, algumas dificuldades observadas no ambiente escolar, como a falta de aulas práticas, material de apoio ou mesmo a inexperiência dos docentes na condução deste tipo de atividade dificultam a implementação deste tipo de abordagem nas aulas de ciências e matemática. Neste sentido, como uma alternativa para planejar e atividades práticas de matemática, este projeto propõe empregar a impressão 3D associada com a pesquisa baseada em design (DBR), metodologia utilizada para a elaboração de intervenções educacionais no formato de uma sequência de ensino-aprendizagem. Será elaborada uma proposta de atividade para aulas de matemática visando o conteúdo do ensino fundamental II.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos