ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM: INTEGRANDO A UTILIZAÇÃO DA IMPRESSORA 3D NO ENSINO DA MATEMÁTICA
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Resumo
Atividades experimentais, tanto no ensino de ciências, como também na área da matemática podem contribuir de maneira significativa para o aprendizado destas disciplinas. As atividades de laboratório podem potencializar o engajamento dos estudantes, pois proporcionam uma nova maneira de observação dos fenômenos da natureza, em geral, bastante diferente da forma como a ciência e a matemática são abordadas em aulas tradicionais. No entanto, algumas dificuldades observadas no ambiente escolar, como a falta de aulas práticas, material de apoio ou mesmo a inexperiência dos docentes na condução deste tipo de atividade dificultam a implementação deste tipo de abordagem nas aulas de ciências e matemática. Neste sentido, como uma alternativa para planejar e atividades práticas de matemática, este projeto propõe empregar a impressão 3D associada com a pesquisa baseada em design (DBR), metodologia utilizada para a elaboração de intervenções educacionais no formato de uma sequência de ensino-aprendizagem. Será elaborada uma proposta de atividade para aulas de matemática visando o conteúdo do ensino fundamental II.
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