OS DESAFIOS NA ADEQUAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UMA ANÁLISE DA META 15 DO PNE (2014-2024)

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Amanda Stephanni da Costa
Tamara de Lima

Resumo

A formação em nível superior e adequada à área de conhecimento em que os professores atuam é condição essencial para a melhoria da qualidade da educação. O presente trabalho tem como objetivo analisar a meta 15 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que diz respeito à Adequação da Formação Docente, e compreender em que medida ela está sendo cumprida em seu período de vigência. O estudo quali-quantitativo utiliza-se de análise documental baseada no Relatório de Monitoramento das Metas do PNE (2022) e no Indicador de Adequação da Formação Docente (2023), ambos produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados foram analisados segundo as diferentes etapas da educação básica, as regiões do país e as áreas urbanas e rurais. Os resultados evidenciam um longo caminho a ser percorrido para o cumprimento dessa meta, sendo um grande desafio a ser resolvido por políticas nacionais de formação de professores mais eficientes atreladas a melhorias na atratividade da carreira docente.

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