ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM IMERSIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR UMA REVISÃO DE LITERATURA

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Cleber Augusto Pereira
Ricardo Henrique Pucinelli
Adailton Antonio Galiza Nunes
Celso Setsuo Kurashima
Roseli de Deus Lopes

Resumo

Este trabalho avaliou o que os estudos mais recentes sobre ensino superior têm apresentado acerca de aprendizagem imersiva nos processos de ensino-aprendizagem. A temática é relevante porque apresenta elementos novos da aprendizagem imersiva que podem aprimorar o processo de ensino-aprendizagem tradicional e trazer mudanças sensíveis aos docentes e estudantes do ensino superior. Realizou-se uma revisão de literatura que considerou as publicações disponíveis na base de dados Scopus sobre "realidade virtual", "metapresencial", "telepresença", "aprendizagem imersiva" e "educação superior", selecionando 41 artigos de conferências entre 2020-2024. Foi realizada uma análise textual por meio software IRaMuTeQ. Para este estudo, o corpora foi construído com os resumos e as conclusões das publicações analisadas, totalizando 17.495 ocorrências e 2.349 palavras lematizadas. Inicialmente foi gerada uma nuvem de palavras para ter uma visão dos temas mais recorrentes e, depois foram geradas análises de similitude, destacando as conexões e a relevância dos termos no corpus textual. Como resultados, foram identificadas e explicadas as seis comunidades que explicam a aprendizagem imersiva: “estudante” como núcleo central da representação; “realidade virtual”; “aprender”; “tecnologia”; “estudo” e “experiência”. Este estudo possibilitou concluir que o uso de realidade imersiva nos processos de ensino e de aprendizagem se mostrou profícuo.

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